Pré-congresso

"Efeitos visuais e narrativas visuais"
(Adiado - nova data a anunciar)

Esta conferência aborda o estado da arte na criação de efeitos visuais e a sua relação com a criação de narrativas visuais. Toma como ponto de partida a produção cinematográfica, mas expande-se a um olhar que integra a arte, a experimentação e a interatividade.

Pretende-se ter um enquadramento do estado da arte, uma análise à ligação entre o estado da arte e o ensino académico no contexto dos efeitos visuais, uma abordagem introdutória a métodos e ferramentas de criação.

Programa:

9h30 – Keynote Speaker: Tupac Martir, Diretor Criativo e Fundador dos Satore Studios - www.satorestudio.com 
Motores de jogo para tudo exceto para jogos
Embora os motores de jogo sejam utilizados principalmente para criar jogos, nos últimos anos, a Satore utilizou-os para tudo menos para os jogos. Em vez disso, Satore descobriu que são elementos cruciais de arte, realidade virtual e peças imersivas.
Tupac Martir irá partilhar a forma como Satore utiliza as tecnologias de jogo e como são aplicadas em processos de investigação e desenvolvimento, e quantas das técnicas utilizadas são traduzíveis para outros aspectos do entretenimento e arte.
Martir acredita firmemente que a Tecnologia é uma personagem, sendo o software em tempo real o elemento central neste momento.

10h45 – (pausa)

11h00 – Debate
Efeitos Visuais e Artistas Visuais: Métodos para o ensino de efeitos visuais.
Moderador:
Filipe Roque do Vale, ULHT/DCAM/CICANT – Docente, Investigador, Montador de Cinema.
Participantes:
Filipe Costa Luz, ULHT/DCAM/CICANT – Docente, Investigador, Diretor Licenciatura em Videojogos, Subdiretor Licenciatura em Design.
Paulo Viveiros, ULHT/DCAM/CICANT – Docente, Investigador, Diretor Mestrado Erasmus Mundos Reanima, Mestrado em Artes da Animação, Licenciatura em Animação.
Carlos Almeida, VFX Artist, Fundador da empresa de efeitos visuais Irmã Lucia - www.irmalucia.com
Carlos Conceição, VFX Artist - https://www.imdb.com/name/nm4973043/?ref_=fn_al_nm_3

12h30 - Notas finais e encerramento.
Chair: Filipe Roque do Vale

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa - Portugal

Copyright © 2021 COFAC. Todos os direitos reservados.