Pré-congressos

O VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual apoia a organização de pré-congressos independentes a decorrerem a 23 de Junho 2021 - um dia antes do arranque do evento principal.

Pré-congresso: "Transformação social & Cinema Ibero-Americano"

O cinema tem um impacto evidente na sociedade enquanto forma de comércio e fonte memética. É mais difícil determinar se esse impacto tem o poder de afetar a própria estrutura e natureza da sociedade.

Os atos cinematográficos podem suscitar uma transformação social? Caso que, quais atos, e que tipo de transformação? Será possível reconhecer, medir e avaliar esse impacto?

Este pré-congresso híbrido (presencial na Universidade Lusófona em Lisboa e remoto) é dedicado às numerosas interrelações entre o tema da transformação social e o cinema. O dispositivo cinematográfico é considerado tanto um veículo quanto uma testemunha das transformações sociais.

 


Pré-congresso: "Efeitos visuais e narrativas visuais"

Esta conferência aborda o estado da arte na criação de efeitos visuais e a sua relação com a criação de narrativas visuais. Toma como ponto de partida a produção cinematográfica, mas expande-se a um olhar que integra a arte, a experimentação e a interatividade.

Pretende-se ter um enquadramento do estado da arte, uma análise à ligação entre o estado da arte e o ensino académico no contexto dos efeitos visuais, uma abordagem introdutória a métodos e ferramentas de criação.

Keynote Speaker:  Tupac Martir, diretor criativo e fundador dos Satore Studios




Pré-congresso: "Som, Identidade e Território"

O conjunto de eventos que reunimos nesta pré-conferência constitui-se também como parte integrante do Projeto Aural Experience, Territory, and Community (FCT-2018-2021). Este projeto, na sequência do Lisbon Sound Map, pretende fazer um levantamento mais exaustivo das relações do cidadão com o meio urbano e as influências do som no seu fazer quotidiano.

A par deste objetivo, este projeto, ao integrar-se neste congresso internacional, pretende também trazer à discussão pública o que de melhor se faz na área dos estudos de som, a fim de aprofundar na comunidade o interesse pela cultura do sensível e o que a compõe, como é o caso da acústica, da música, da fonografia e o seu percurso nas práticas artísticas e no pensamento contemporâneo.

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa - Portugal

Copyright © 2020 COFAC. Todos os direitos reservados. Gestão de conteúdos por Produção Multimédia