Áreas Temáticas

Na edição de 2021 há uma nova área temática: Experiência Áudio, a acrescentar a Conteúdos Digitais, Tecnologias, Indústrias Culturais, Formação e Literacias em Comunicação e Marketing Digital. Ver aqui os detalhes sobre a submissão de propostas ao congresso.


    1. Conteúdos Digitais
    • Videojogos
    • Música
    • Aplicações móveis
    • Editorial
    • Imprensa
    • Out of Home Digital
    • Business to Business
    • E-content
    • Televisão digital
    • Cinema digital
    • Redes sociais

  • 2. Tecnologias

    • Big Data
    • Cloud Computing
    • Realidade Aumentada
    • Wearables
    • Streaming media
    • Computação ubíqua
    • Smartphones e tablets
    • 3D


  • 3. Indústrias Culturais

    • Políticas de regulação jurídica e empresarial dos meios audiovisuais
    • Perfis profissionais e empregos na era audiovisual actual
    • Novas linguagens nos meios audiovisuais
    • Ecossistema de audiovisuais locais, regionais, nacionais e internacionais
    • Novos formatos nos meios audiovisuais e na Internet
    • Novas teorias, novos conceitos, novos paradigmas e novas abordagens na Comunicação Audiovisual.
    • A divulgação da investigação científica em Comunicação Audiovisual
    • Ética da Comunicação Audiovisual: códigos de autorregulação e Diretiva Europeia
    • Análise e semiótica de discursos audiovisuais e multimédia.
    • Novos métodos de investigação audiovisual.
    • Novos agentes no audiovisual: conselhos e clusters audiovisuais
    • Narrativas transmedia
    • Segundo ecrã e o impacto do espectador multitarefa
    • Gamificação do consumo audiovisual


  • 4. Formação e Literacias em Comunicação

    • O desafio da formação em comunicação no EEES
    • Novos conteúdos e propostas formativas nos cursos de Ciências da Comunicação
    • Metodologias de ensino aplicadas nos estudos das Ciências da Comunicação
    • O debate das competências dos estudos das Ciências da Comunicação
    • Experiências e perspectivas na adaptação ao EEES dos cursos de Comunicação: Publicidade e Relações
      Públicas, Jornalismo e Comunicação Audiovisual
    • Métodos de avaliação do processo de ensinoaprendizagem no EEES
    • Experiências internacionais de adaptação de estudos de Comunicação nos países da área do EEES
    • Novas necessidades de formação para novos perfis profissionais
    • Professores que enfrentam o desafio do EEES: oportunidades e desafíos
    • Investigação e publicações científicas em Comunicação perante o EHEA
    • A disciplina de Documentação nas Ciências da Comunicação
    • A importância da orientação e tutoria
    • A formação de novos professores no EEES


  • 5. Marketing Digital e Estratégias de Comunicação

    • Social Media: plataformas Marketing digital: campanhas
      Publicidade digital, definição de campanhas
    • Estratégias de fidelização em ambientes digitais.
    • Marketing de Reputação Online
    • Gestão de conteúdo: criação, gestão e disseminação de conteúdo
    • Social Media Marketing
    • Experiência do utilizador


  • 6. Experiência Áudio

    • Som no cinema
    • Som na televisão
    • Som nos videojogos e ambientes imersivos
    • Mapas sonoros e memória sonora
    • Meios urbanos e experiência aural
    • Tecnologia e dispositivos sonoros
    • Música e bandas sonoras

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa - Portugal

Copyright © 2021 COFAC. Todos os direitos reservados.